quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Exercício intermodular 1

Você receberá uma turma de alunos novos no início do ano letivo. Alguns já conhece, outros tem
notícia a partir do que os outros professores contaram. Escolha três crianças desse grupo para
realizar um diagnóstico. Essas três crianças devem ser as que têm maiores problemas de
aprendizagem ou de “indisciplina”. Anote num caderno tudo o que observar sobre elas: sua
família, onde moram, quantos irmãos, se ajudam em casa através de algum trabalho, se têm
apoio de alguém na família para estudar, se passam necessidades afetivas, materiais ou sociais,
se têm alguma doença ou deficiência, quem são seus amigos, quais suas brincadeiras preferidas,
o que os deixa felizes ou tristes, se já reprovaram, quais foram seus professores anteriores, enfim,
todo o conhecimento possível deverá ser registrado num texto para entregar no próximo encontro.
Leia esse material produzido por você e reflita sobre os pontos que essas crianças precisam de
ajuda: o que é seu, o que é da família, o que é da rede de atenção à criança. Encaminhe o que
não for seu. Então, coloque-as sentadas próximas a você, acolha-as de uma forma especial
todos os dias, despeça-se delas de maneira carinhosa, dê uns 5 minutos de seu dia para a
atenção individualizada, olhe seus cadernos, mostre a elas que têm alguém para poder contar
nesse ano. Toda a alteração que acontecer no período deverá ser anotada.
Traga para apresentar no próximo encontro sua produção escrita.
Para os coordenadores e diretores compete o acompanhamento de cada trio escolhido nas salas
e o apoio no que for necessário para o professor conseguir encaminhar o trabalho.
EXERCÍCIO INTERMODULAR 2
Traga para o próximo encontro um objeto que para você represente o “ser professor”.
EXERCÍCIO INTERMODULAR 3

Leia o texto sobre mediação e projetualidade e construa um texto, a partir do que entendeu e sobre suas dúvidas com relação ao trabalho por projetos. Entregue no próximo encontro, com seu nome e nome da escola em que trabalha.

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